quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jamie Oliver - O retorno do Chef sem Mistérios

Postado por Carol às 09:06

Tá, você pode até dizer que esse livro é velho, que ele já lançou muitos outros. Mas na minha modesta opinião O retorno do Chef sem Mistérios é o melhor livro que o chef de cozinha britâncio, Jamie Oliver, escreveu em toda sua carreira. Lançada por aqui em 2005 pela Editora Globo, o livro traz mais de 150 receitas, entre elas uma deliciosa salada de lulas marinadas e um espetacular ravióli de ricota cremosa, parmesão e ervas. Huuum. Irresistível.



As receitas são fáceis e simples sem deixar a sofisticação de lado. As massas e saladas, principalmente, são ótimas pedidas para almoços em família. Pode crer que você vai arrasar se fizer a receita de stracci com beringela apimentada, tomates, manjericão e parmesão. Já as carnes tem um nível de dificuldade um pouco maior, mas nada que um pouquinho de prática não contorne. Eu juro pra mim mesma que um dia eu ainda farei a receita do cordeiro assado. Mas haja paciência para esperar 5 horas de panela de pressão sentindo aquele cheirinho divino. As sobremesas e os pães são pontos fracos do livro. Não acho que Jamie seja criativo nesses pontos
.
Muitos podem dizer que Jamie é mais um showman do que um chef em si. Eu concordo, não diria que me espelho nele, mas muitas de suas receitas são de dar água na boca.

O grande problema do livro, e das receitas dos chefs de cozinha que vemos na tv, era, até há pouco, a enorme dificuldade para encontrar vários dos ingredientes usados por eles em supermercados convencionais. Ingredientes como o aiolli, queijo pecorino e alcachofras-de-jerusalém só eram encontrados em mercados mais sofisticados geralmente nas áreas nobres da cidade. Até limão siciliano era difícil de se encontar. Mas, felizmente, muitas grandes redes como o Carrefour vêm se dando conta do aumento do apresso pela gastronomia e têm enchido suas prateleiras com iguarias e ingredientes bem legais.
Pra quem é do Rio eu recomendo a rede Pão de Açúcar, o Carrefour e o Wall Mart, principalmente. Mas garimpando em vários lugares você pode achar ótimos produtos é criar suas próprias receitas do jeito que você quiser.

                                                                                                                             Beijo Doce,
                                                                                                                                               Carol.
 

glace de purpurina Copyright 2009 Sweet Cupcake Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez